quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Combate ao "finning": 3,4 toneladas de barbatanas de tubarões são apreendidas no Sul.

   No ultimo dia 11 de janeiro de 2013 foi exposto em praça pública do mercado do peixe da cidade de Porto Alegre – RS um container representando a apreensão de 3,4 toneladas de barbatanas de tubarões feita pelo IBAMA na cidade de Rio Grande – RS.
 A ação foi realizada pela ONG (Organização Não Governamental) Sea Shepherd Brasil com o objetivo de alertar as autoridades e a população sobre a pesca ilegal de tubarões no país. De acordo com a legislação brasileira a prática do finning é proibida, bem como a captura de espécies que estejam na lista de ameaçadas de extinção, sujeito às penalidades da lei quem exercitar essas atividades. A prática do finning consiste na retirada das barbatanas dos tubarões e em seguida devolvê-los ao ambiente natural, muitas vezes ainda vivo. Segundo especialistas, essa prática é responsável por abater em todo o mundo mais de 100 milhões de toneladas de tubarões por ano e aproximadamente 85% das espécies brasileiras apresentam um alto índice de depleção nos seus estoques, o que se deve à pesca desordenada e predatória.

Confira o vídeo da ação da Sea Shepherd:


3 comentários:

  1. Alguém pode me explicar o que nosso problema de tubarões matando banhistas em Pe e o CEMIT tem a ver com toneladas de barbatanas de tubarão apreendidas no Rs por ong internacional procurada pela INTERPOL? Paul Watson já se entregou na justiça da Alemanha de onde fugiu para não responder processo contra pescadores legalizados na Costa Rica? Não estou entendendo mais nada... O CEMIT ainda é um órgão público estadual?

    ResponderExcluir
  2. O papel do blog também é passar informações para as pessoas que buscam instrução e se interessem em saber como é grande e impactante a pesca de tubarões. O vídeo postado acima mostra uma ação realizada por uma ong que defende a proibição da pesca indiscriminada de tubarões. Qualquer que seja a ong, pessoa, instituto, órgão, etc, que defenda tal proibição terá espaço aqui.

    ResponderExcluir
  3. Se tivesse a opção curtir nesse negócio eu tinha curtido!
    Devia ter essas coisas por aqui também.

    ResponderExcluir