quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

SBEEL promove ação de divulgação das IN 05/2004 e IN 14/2012 no Grande Recife.

  Com uma ação de conscientização e educação ambiental, a Sociedade Brasileira para o Estudo de Elasmobrânquios (tubarões e raias) - SBEEL, com o apoio da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE e do Instituto MANGUEMAR, realizou a entrega de panfletos os quais contém informações sobre espécies de tubarões ameaçadas de extinção aos pescadores da Região Metropolitana do Recife. O conteúdo do material entregue pela Sociedade segue as Instruções Normativas 05 de 2004 e 14 de 2012 do Ministério do Meio Ambiente - MMA.

  Segue abaixo o modelo de panfleto entregue pela SBEEL aos pescadores.



13 comentários:

  1. kkkk quer dizer que "Beto Maracaípe", o tubarão cabeça-chata cinza divulgado com fotos na GRANDE MÍDIA LIVRE pescado em Porto de Galinhas 25/NOV/2012 "oficialmente" para a SBEEL/CEMIT foi um "protegido" tubarão-limão da foto acima?
    Quanto mais ignorante a população melhor... mas não deu certo a estratégia para marginalizar os pernambucanos que comeram de coco (inclusive eu) o atual mascote de ouro dos "ambientalistas" de "sem educação ambiental", pois até as crianças praieiras pernambucanas já conhecem as características do Carcharhinus leucas (Henle, 1839) bastante diferentes do Negaprion brevirostris (Poey, 1868). Basta olhar a 2ª barbatana dorsal em relação a 1ª. Sem falar na cor kkkkk limão cinza iuaisuaisuaus

    ResponderExcluir
  2. Aprendeu isso com o teu coordenador? Fica esperto!

    ResponderExcluir
  3. Como um cara que não serve nem para ser medico, pois seu CRM foi cancelado, pode por em dúvida a expertise de pessoas que trabalham há anos com elasmobrânquios, ou um observador de bordo, que mal consegue falar o Português corretamente, e que envergonha toda a classe dos Engenheiros de Pesca, sempre que entra na TV para falar abobrinhas, que nunca trabalhou de fato com tubarões, pois o conheço bem e sei a farsa que ele é, pode-se dizer "Expert" em alguma coisa. Vocês são tão sem noção que identificaram um galha preta C.limbatus como cabeça chata. Mas uma coisa eu tenho certeza que em nenhum lugar deste pais, criaturas sem noção como vocês, conseguirão aprovar projetos doidos e sem noção.

    ResponderExcluir
  4. http://divemag.org/a-franca-libera-matanca-de-tubaroes-em-reunion-island/

    Categorized | News
    A França libera matança de tubarões em Reunion Island

    Tubarão cabeça-chata capturado após liberação
    Parece que não é só em recife que a caça as bruxas sem fundamentos está acontecendo, o governo da França contratou pescadores profissionais para pescar tubarões no oceano indico, a ilha está em estado de alerta devido aos recentes incidentes em praias da região, onde mais 2 surfistas foram atacados na última semana. As espécies culpadas pelos incidentes são o tubarão tigre e o cabeça-chata, que também são os responsáveis pelos incidentes ocorridos em Recife no Brasil, e que tiveram suas populações multiplicadas nos últimos anos em Reunion Island.
    Surfistas e moradores locais se reunem em frente a delegacia de polícia local pedindo providências.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu andei vendo, onde as mentes brilhantes do PROPESCA-P5 tiraram essa ideia de pesca seletiva que só captura cabeça chata e Tigre (incrível)e vi reportagens sobre a tal Reunion Island e fiquei abismado com a barbarie que foi realizada neste local, já que as iscas utilizadas para captura dos tubarões eram cães e gatos que eram fisgados pela boca ainda vivos e jogados ao mar. Será que esta também é a proposta dos gênios do PROPESCA?

      Excluir
  5. Criminoso é quem cria tubarão para passar 20 anos roubando o Governo de PE... a casa caiu, podem até continuar roubando, mas a população já sabe o que voces fizeram com nossas praias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Bubuska, você e um ótimo músico, mas acho que lhe falta um pouco de informação, como alguém pode acreditar numa bobagem dessas, ninguém cria tubarões, ninguém conseguiu a façanha de reproduzir estes espécimes em cativeiro.

      Excluir
  6. "França libera matança de tubarões em Reunion Island" ????
    Link: http://divemag.org/a-franca-libera-matanca-de-tubaroes-em-reunion-island/

    "Meio" desatualizado isso...
    Atenção para a data do post do link (Posted on 07 agosto 2012.)


    Não muito tempo depois...

    "Ilha Reunião volta atrás no apoio à caça aos tubarões"
    Link: http://divemag.org/ilha-reuniao-volta-atras-no-apoio-a-caca-aos-tubaroes/

    Atenção 1: data do post (Posted on 13 agosto 2012.)
    Atenção 2: é o mesmo site!

    Tem esse link mais atualizado também sobre a "caça aos tubarões apoiada pela França":
    http://surfportugal.sapo.pt/noticias-surf-portugal/ambiente/1435-ilha-reuniao-volta-atras-no-apoio-a-caca-ao-tubarao

    Aaahh, e mais um:
    http://www.guardian.co.uk/environment/2012/aug/01/reunion-island-shark-attack-hunting?newsfeed=true

    Bom, a internet está cheia de notícias atualizadas!
    Assim como o tempo passa, as coisas se atualizam.
    Ninguém gosta de ver notícia velha, quanto mais o povo se atualiza, mais difícil deixá-lo na "idade da pedra".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito massa, deviam entregar esses panfletos na praia também, não só pros pescadores!
      Gostei da resposta, sempre bom se atualizar!!

      Excluir